EVENTOS 2013

Veja todos os Eventos onde o Pnf-Chi participou, desde 2006 a 2013ver mais

FORMACAO 2013

Com este curso pretende garantir-se que os participantes sejam capazes de dominar o conceito e carateristicas do Pnf-Chi e aplica-lo corretamente em sessoes individuais ou de grupo.ver mais

PROJETOS

PROJETO POR FAVOR NAO CAIA 2012 PROJETO POR FAVOR NAO CAIA 2013 DESAFIO Mver mais

Nome:
Email:

Projetos de Investigação Desafio M

 

"Efetividade do Pnf-Chi® na funcionalidade do membro superior e na qualidade de vida, em mulheres submetidas a tratamento cirúrgico por cancro da mama"

Autores: Vaz,Z.(Msc)¹³, Conde,.M.(Msc)² , Leal, E.(PhD)¹

 

¹ Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (Portugal)

² Departamentos de I&D e Formação do Pnf-Chi® (Portugal)

³ Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca (Portugal)

 

Resumo

 

Objetivo: Verificar a efetividade do Pnf-Chi® na funcionalidade do membro superior e na qualidade de vida, em mulheres submetidas a tratamento cirúrgico por cancro da mama.

Metodologia: O estudo é experimental, paralelo, aleatorizado e com grupo de controle. Cumpriram os critérios de inclusão no estudo 17 utentes submetidas a cirurgia por cancro de mama no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca. Foram aleatoriamente distribuídas pelo grupo CM1 (n=9) e CM2 (n=8). As participantes do CM1 foram ainda submetidas ao programa de Pnf-Chi®. Todo o grupo foi avaliado no início e no fim das 12 semanas. Os instrumentos utilizados foram: goniómetro universal (amplitude articular), fita métrica (perimetria), EVA (Escala Visual Analógica) (dor/sensação de desconforto), DASH (Disabilities of the Arm Shoulder and Hand) (funcionalidade do membro superior) e a FACT-B (Functional Assessment of Cancer Therapy-Breast) (qualidade de vida).

 

Resultados: Em ambos os grupos foi possível verificar resultados positivos, mas, que não se demonstraram estatisticamente significativos, facto que pode atribuir-se à reduzida dimensão da amostra. Ao nível da funcionalidade do membro superior o grupo CM1 na primeira avaliação apresentou valores médios superiores do estado funcional do membro superior comparativamente com o grupo CM2 e na segunda avaliação apresentaram valores médios muito próximos.

 

Conclusões: Apesar de algumas limitações, as conclusões permitem contribuir para o conhecimento científico existente acerca dos programas de exercícios para esta população, onde se incluiu o Pnf-Chi®, de forma a melhorar a eficácia e a qualidade dos cuidados de saúde prestados a esta população.

 

Palavras-chave: Cancro da mama, exercícios, Pnf-Chi®, funcionalidade do membro superior, qualidade de vida.

 

Referência bibliográfica: Vaz, Z.; Conde, M.;. Leal, E.(2012). Efetividade do Pnf-Chi® na funcionalidade do membro superior e na qualidade de vida, em mulheres submetidas a tratamento cirúrgico por cancro da mama (Dissertação do Curso de Mestrado em Fisioterapia). Lisboa: Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa