EVENTOS 2013

Veja todos os Eventos onde o Pnf-Chi participou, desde 2006 a 2013ver mais

FORMACAO 2013

Com este curso pretende garantir-se que os participantes sejam capazes de dominar o conceito e carateristicas do Pnf-Chi e aplica-lo corretamente em sessoes individuais ou de grupo.ver mais

PROJETOS

PROJETO POR FAVOR NAO CAIA 2012 PROJETO POR FAVOR NAO CAIA 2013 DESAFIO Mver mais

Nome:
Email:

PRINCÍPIOS

VERDE-ESC
_
1. CO-CONTRAÇÃO
A co-contração é uma estratégia utilizada pelo nosso corpo para  veicular a estabilidade postural e precisão de movimentos.
No Pnf-Chi®, recorremos à co-contracção não apenas para aumentar a estabilidade postural, mas também para produzir um recrutamento simultâneo de um maior número de grupos musculares. 

Este traduzir-se-á num maior trabalho muscular, e consequentemente num maior dispêndio energético. Permitindo também um treino de activação/ fortalecimento muscular mais global e equilibrado, a 
cada movimento.
 
2. FLUIDEZ DO MOVIMENTO
A lentidão facilita a percepção e consciência do padrão de movimento que estamos a executar. Contribui para desenvolver as redes neurais existentes entre os receptores sensoriais e efectores periféricos do nosso corpo com o sistema límbico, córtex pré-frontal e áreas sensoriomotoras responsáveis pela consciência do nosso corpo (esquema corporal).
Os circuitos neurais supracitados têm ligações diretas com os sistemas imunitário e parassimpático. Este despertar da consciência corporal promove a redução do stress e inclusivé redução de dor. O exercício físico pode assim ser também focalizado para processos de regeneração e cura. Tornando-se acessível a todos.
A prática de Pnf-Chi®, pela sua fluidez e lentidão de movimento, permite prestar realmente atenção ao seu corpo, e  aceder  a todos os benefícios que o reforço do elo único entre corpo e mente permite.
 
3. CONTROLO DA RESPIRAÇÃO
Respirar bem é essencial em tudo o que fazemos!
O oxigénio é o elemento  crucial para que o nosso corpo funcione corretamente. A respiração é o processo pelo qual as nossas células conseguem aceder-lhe. 
O nosso padrão ventilatório (movimentos da caixa torácica durante a respiração) é dependente da atividade de músculos como o diafragma, e influencia a quantidade de oxigénio que o nosso corpo obtém.
No Pnf-Chi®, é potencializado um padrão respiratório diafragmático lento. Este padrão permite que uma oxigenação de uma maior área dos pulmões, contribuindo para ganhos do metabolismo celular.
O acréscimo de eficiência, controlo respiratório e relaxamento conseguido através deste treino permitirá também ganhos "anti-stress" pelos efeito directos no nosso sistema nervoso autónomo. Ganhos úteis para o seu quotidiano.

4. GLOBALIZAÇÃO
Os padrões de movimento adoptados nas sequências de Pnf-Chi® foram estruturadas de forma a  garantir a participação de todos os segmentos do nosso corpo. Recorrendo ao recrutamento dos maiores grupos musculares mobilizadores, partindo de uma base de activação permanente dos músculos estabilizadores profundos, é veiculado um trabalho global do nosso sistema neuromuscular.
Numa aula de Pnf-Chi® todas as nossas articulações são mobilizadas, todos os nossos músculos são ativados. Todos os segmentos devem ter realizado os mesmos movimentos, o mesmo número de vezes, promovendo um maior equilíbrio entre grupos musculares e respeitando a simetria.
E isto é conseguido através de gestos simples que refletem a verdadeira essência do movimento humano.
 
5. INDIVIDUALIDADE
Respeitando o arranjo topográfico das estruturas corporais e as capacidades individuais de cada praticante pela positiva, o Pnf-Chi® padroniza um conjunto de exercícios que podem ser orientados e adaptados a diferentes objetivos de exercício.

É o praticante que regula e decide a intensidade do seu treino, respeitendo sempre os seus limites.

6. USO DIÁRIO
No Pnf-Chi® o corpo é trabalhado da forma como ele se mexe, através de gestos simples mas que reflectem os movimentos normais do corpo humano.
Pode ser praticado em qualquer momento, em casa ou no trabalho, sem a necessidade de mudança de ambiente ou roupas especiais. 

Introduzindo alguns exercícios de Pnf-Chi® na rotina diária, em sessões de 10 min, diminui o risco de lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Não só porque diminui a tensão muscular, melhora a circulação, reduz a ansiedade, o stress e a fadiga como contribui para desenvolver a consciência corporal.
 
Captura_de_ecra_2012-09-5_as_13.22.58