EVENTOS 2013

Veja todos os Eventos onde o Pnf-Chi participou, desde 2006 a 2013ver mais

FORMACAO 2013

Com este curso pretende garantir-se que os participantes sejam capazes de dominar o conceito e carateristicas do Pnf-Chi e aplica-lo corretamente em sessoes individuais ou de grupo.ver mais

PROJETOS

PROJETO POR FAVOR NAO CAIA 2012 PROJETO POR FAVOR NAO CAIA 2013 DESAFIO Mver mais

Nome:
Email:

JAN 2012

 

barrinha_2012 barrinha_2013

2011 2010 2009_ 2008_ 2007_ 2006_

barra_2013

 JAN |FEV |MAR |ABR |MAI |JUN |JUL |AGO |SET |OUT |NOV |DEZ

 


_

chave

                        ey_banner_pt_

 

Para além da apresentação dos resultados obtidos e dos principais conhecimentos adquiridos ao longo destes 11 meses, também foi ilustrado as grandes tendências nacionais e internacionais ao nível da promoção de estilo de vida saudáveis e do envelhecimento bem-sucedido e evidenciado as caraterísticas únicas do projeto (dimensão, recursos aplicados, métodos de intervenção), bem como o desafio marcado pela condição ultraperiférica dos Açores.

 

Estiveram presentes nesta cerimónia os representantes dos parceiros estratégicos do projeto (abaixo indicados) que contou também com a presença da conceituada Prof.ª Dr.ª Marilyn Moffat (Professora Associada da Universidade de Nova Iorque e Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia - WCPT).

pmma11

BY Pedro Alves - Diário Insular

 

(Esq. para a Dir.)

Dr. Ricardo Barros (Presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo)

Dr.ª Patrícia Almeida (Representante da Escola Superior de Saúde do Alcoitão)

Dr.ª Sofia Couto (Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo)

Dr. Miguel Correia (Representante do Governo Regional dos Açores - Secretário Regional da Saúde)

Dr. Paulo Araújo (Diretor do Pnf-Chi®)

Sr. João Avelar (Diretor da Agência INATEL de Angra do Heroísmo)

Dr.ª Ivone Brasil (Delegada Regional - Açores, Fundação INATEL)

Dr. Manuel Avelar (Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa)

Prof.ª Doutora Marilyn Moffat (Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia)

 

 

Durante a cerimónia foi apresentado, pela voz dos representantes de uma vasta equipa interdisciplinar de Enfermeiros, Nutricionistas e Fisioterapeutas, o trabalho desenvolvido ao longo do projeto.

Para os profissionais de Saúde envolvidos foi unânime que o trabalho realizado foi muito gratificante, não só pela oportunidade de transmitirem os seus conhecimentos, bem como pela constação das repercussões positivas que as suas intervenções surtiram junto das pessoas idosas.

 

Ver Programa

 

Ver Fotos

 

Assumindo o «Por favor, não caia» um forte cariz científico, a equipa de fisioterapeutas em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão delinearam diferentes tipologias e desenhos de estudos científicos a desenvolver com base no projeto de intervenção comunitária com o objetivo de monitorizar os ganhos obtidos pelos participantes. De acordo com os dados recolhidos, entre Outubro de 2010 e Agosto 2011, foi com enorme satisfação que divulgámos os resultados positivos alcançados ao nível melhoria do equilíbrio, mobilidade e autonomia funcional dos participantes.

 

Com o enorme entusiasmo e empenho da Prof.ª Ana Simas e dos seus jovens alunos do Curso de Serviço de mesa do PROFIJ da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, aliado ao generoso apoio de empresas de panificação locais (Panificadora Feteirense, Panificadora do Posto Santo, Empresa Ideal de Panificação Terceirense e Pastelaria Pão Quente), o coffee break foi um verdadeiro momento confraternização, no qual os nossos convidados puderam também recordar os melhores momentos do projeto «Por favor, não caia» 2010/2011 através de vídeo preparado para o efeito.

 

Após mais de 800 preleções nos mais variados pontos do globo, a  Prof.ª Dr.ª Marilyn Moffat apresentou a comunicação "Combating the Major Life-style Related Health Issus Facing Us."

 

A presença da Prof.ª Doutora Marilyn Moffat em muito enalteceu e enriqueceu este evento. Acreditamos também ser sido uma prova do reconhecimento que boas incitativas no âmbito da promoção da saúde, levadas a cabo no nosso país, podem ter no panorama internacional. 

 

No desfecho da cerimónia a Dr.ª Eva Albuquerque convidou toda a assistência para uma demonstração de Pnf-Chi®. O público constituído na sua grande maioria por participantes e voluntárias/os dos centros de convívio do concelho de Angra do Heroísmo, vestiu mais uma vez a "camisa" pelo «Por favor, não caia» e demonstraram ao vivo e com o maior orgulho como conseguiram vencer o isolamento, como contrariaram a exclusão social e como ganharam mais saúde.

 

Com o apoio da Via Oceânica, de forma a chegar mais longe e a mais participantes, o canal de vídeo azoresglobal TV transmitiu em direto a Cerimónia do Projeto de intervenção comunitária «Por favor, não caia». A transmissão para o mundo via Web do evento foi um sucesso. Segundo a estatística do site, uma larga dezena de visualizações foram contabilizados oriundas de diversos países: 38% Portugal, 39% Estados Unidos da America, 10% Canadá e restantes 13% outros países. 

 

A cerimónia foi notícia em vários órgãos de comunicação social, como a RTP Açores.

 ">

 

 

É com enorme motivação que constatamos que o trabalho desenvolvido no projeto comunitário de promoção da saúde da pessoa idosa: «Por favor, não caia» está perfeitamente alinhado com o melhor que se faz no mundo inteiro.

 

Deixamos aqui a sugestão dum painel do Congresso Mundial da WCPT em 2011 que comprova que este é um projeto alinhado com as concepções mais modernas de Promoção na Saúde.

 

 http://www.wcpt.org/node/46716

 

Para uma abordagem mais rápida, sugerimos uma leitura dos slides apresentados.

 

 http://www.wcpt.org/sites/wcpt.org/files/files/WPT2011-Health_promotion_panel.pdf

 

Marcando o início do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, a cerimónia do projeto comunitário de promoção da saúde da pessoa idosa: «Por favor, não caia» foi um contributo para a reflexão e sensibilização sobre a temática, reforçadas pela apresentação de resultados concretos de um projeto inovador a nível internacional desenvolvido em território açoriano.

Estamos todos de parabéns principalmente todos quantos desde o inicio acreditaram e apoiaram esta iniciativa. A sua continuidade durante o ano 2012 irá ser com certeza um imenso sucesso.

 

 

O ano 2012 é o ano europeu para o envelhecimento activo e solidariedade entre gerações. A Comissão Europeia estabeleceu que este ano pretende ser uma plataforma para a criação de um conjunto de directrizes no âmbito da:

 

. Consciencialização do contributo das pessoas idosas e pessoas jovens para uma sociedade holística;

. Identificação e disseminação de boas práticas;

. Mobilização dos legisladores  e  partes relevantes  para a promoção do envelhecimento activo;

. Apelo a uma maior cooperação entre gerações.

 

A Comissão Europeia apela assim que os diversos estratos da sociedade se mobilizem no sentido de potencializar o envelhecimento activo, efetuando as mudanças necessárias de modo a encontrar soluções sustentáveis e inclusivas para todas as gerações (Para mais informações visite o site).

 

A equipa do Pnf-Chi® assumiu o compromisso de contribuir ativamente para que os objetivos propostos por esta iniciativa europeia possam ser concretizáveis junto da população idosa açoriana. Tomamos esta decisão crentes que o trabalho desenvolvido vai totalmente ao encontro dos cânones europeus de boas práticas em saúde, convicção esta que tem sido reforçada pelo gradual reconhecimento do projecto «Por favor, não caia» no seio das comunidades técnico-científicas nacional e internacional, mas principalmente pelo impato positivo que observamos nas pessoas idosas participantes da nosso projecto. Certos do contributo positivo que esta iniciativa poderá ter para o reconhecimento da região autónoma dos Açores enquanto uma região amiga e respeitadora dos seus anciões, estamos integrados na rede de organizações apoiantes do Ano Europeu para o Envelhecimento Activo e Solidariedade entre gerações.

 

Paralelamente, estabelecemos já contato com outras importantes instituições europeias, sendo exemplo a Plataforma Age, de forma que através de um constante processo de partilha de conhecimento possamos aprender com os nossos pares europeus medidas cuja implementação poderá ser do maior interesse para a população açoriana.

PRESS CLIPPING

 

Cerimónia de abertura do projecto de promoção da saúde da pessoa idosa: «Por favor, não caia»

Publicado no 29 Dezembro 2011 pela JAS Farma® Comunicação

POR FAVOR NÃO CAIA

Publicado no dia 9 Janeiro 2012 pela INUAF Notícias

NA MELHORIA DA MOBILIDADE DOS IDOSOS Projecto "Por favor não caia" superou expectativas

Publicado no dia 12 Janeiro 2012 pela A UNIÃO

BALANÇO DE 11 MESES PRETENDE DAR CONTRIBUTO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO

"Por favor, não caia" apresenta resultados

Publicado no dia 20 Janeiro 2012 pelo DIÁRIO INSULAR

EM 2012 "POR FAVOR NÃO CAIA" COM MAIS INTERVENÇÃO

 Publicado no dia 24 Janeiro 2012 pela A UNIÃO

Projeto "Por Favor Não Caia” chegou a mais de mil idosos

Som

Publicado no dia 24 Janeiro 2012 pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social da PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL 

Projecto de envelhecimento activo melhorou agilidade de um milhar de idosos

Publicado no dia 24 Janeiro 2012 pela RÁDIO ATLÂNTIDA

 

GaCS: Projeto "Por Favor Não Caia” chegou a mais de mil idosos

Publicado no dia 24 Janeiro 2012 pelo CORREIO DO NORTE

Programa: «Por favor, não caia»

 Publicado no dia 24 Janeiro 2012 pela AZORES DIGITAL

Programa durou onze meses: Projecto de envelhecimento activo melhorou agilidade de mil idosos

Publicado no dia 25 Janeiro 2012 pelo CORREIO DOS AÇORES

 

PROJETO "POR FAVOR NÃO CAIA" APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS

Idosos ganham agilidade

Publicado no dia 25 Janeiro 2012 pelo DIÁRIO INSULAR

 

Projecto de envelhecimento activo melhorou agilidade de um milhar de idosos

Publicado dia 25 Janeiro 2012 pela RCMPharma

 


_

moffattt

 

Prof.ª Doutora Marilyn Moffat (Professora Associada da Universidade de Nova Iorque e Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) nos AÇORES

 

A convite do Pnf-Chi® e do Projeto "Por Favor Não Caia", a Prof.ª Dr.ª Marilyn Moffat, Professora Associada da Universidade de Nova Iorque e Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), deslocou-se propositadamente dos Estados Unidos aos Açores para assistir ao encerramento do projeto “Por Favor Não Caia” edição 2010/2011 que ocorreu no dia 24 de Janeiro 2012, em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira).

pmma14

 

No dia 23 de Janeiro 2012, como forma de recepção de Boas-Vindas, o Secretário Regional da Saúde Dr. Miguel Correia reuniu com a Prof.ª Dr.ª Marilyn Moffat. A ocasião proporcionou não só troca impressões sobre a temática da Saúde em particular da Fisioterapia, bem como, o reconhecimento dos benefícios do projeto comunitário de promoção da saúde da pessoa "Por Favor Não Caia" desenvolvido nos Açores.

8215

 

Segundo Dr. Miguel Correia, a Prof.ª Doutora Marilyn Moffat viu com muito interesse o pioneirismo e o carácter inovador a nível mundial do projeto "Por Favor Não Caia", que é apoiado pelo Governo Regional e desenvolvido em parceria com o Inatel. “É muito gratificante ouvir da presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia o reconhecimento dos benefícios de um projeto desenvolvido nos Açores”.

(Fonte)

 

Aproveitando a visita da Prof.ª Doutora Marilyn Moffat também à ilha de S. Miguel, as Termas da Ferraria promoveu um encontro com os Fisioterapeutas desta ilha num Jantar de convívio.

IMG_1861

 

 

A presença da Prof.ª Doutora Marilyn nos Açores foi para nós uma enorme honra, acreditamos ter sido uma prova do reconhecimento que boas incitativas no âmbito da promoção da saúde, levadas a cabo no nosso país, podem ter no panorama internacional. 

 

 

PRESS CLIPPING

 

"Secretário da Saúde reuniu com a presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia"

Artigo publicado em:

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL - Gabinete de Apoio à Comunicação Social

Som:  http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/5AC2E9A2-9D8A-4600-91AE-D45538BFC69A/585029/20120123SReSFisioterapia.mp3

 

 

"Secretário da Saúde reuniu com a presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia (som)"

Artigo publicado em:

RTP AÇORES

Som:  http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/2197D6A1-757C-4C3C-B380-6594F2036DFA/585029/20120123SReSFisioterapia.mp3

"Projecto desenvolvido nos Açores reconhecido"

Artigo publicado em:

JORNAL DIÁRIO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES "Expresso das nove"

_

 


_

defesa_pessoal

_

Estágio integrado de Pnf-Chi® e de DEFESA PESSOAL

 

Realizou-se no passado dia 29 de Janeiro, pelas 14h00, na Escola Secundária Vitorino Nemésio, um estágio integrado de Pnf-Chi® e de DEFESA PESSOAL, que contou com a participação de cerca de 67 elementos dos Clubes de Karate : CLUBE KARATE-DO SHOTOKAN DA ILHA TERCEIRA, ESTE KARATE CLUBE e CLUBE DE ATIVIDADE FISICA DA PRAIA DA VITÓRIA

O estágio de Pnf-Chi®, com a duração de cerca 90 minutos, foi ministrado pela Dr.ª Eva Albuquerque, acompanhada de uma equipa de trabalho, tendo-se demonstrado uma mais valia para os clubes e atletas presentes, ao contribuir nas áreas de integração corporal; relaxamento, flexibilidade, controlo respiratório, postura corporal, equilíbrio e concentração, sendo estas condições valiosas para a prática do Karaté.

De realçar a disciplinariedade e motivação por parte dos praticantes que facilmente relacionaram os principios do Pnf-Chi® com o Karaté e o facto de ao longo do estágio se aperceberem da presença das diagonais do Pnf-Chi® em vários movimentos de Karaté. 

A componente de DEFESA PESSOAL deste estágio foi organizada e ministrada pelo Sensei Cláudio Dias, tendo como público – alvo: mulheres e crianças.

A ideia surge da consciência do crescimento constante da violência e dos riscos a que, sobretudo, as crianças e mulheres estão sujeitas, nomeadamente na tentativa de abuso ou rapto, tendo sido transmitidas técnicas de autodefesa simples e adequadas a esta faixa etária e género.

Procurou-se dotar as crianças e as mulheres com alguns conhecimentos e reacções, necessários para repelir actos violentos, proporcionando, de igual modo, uma reacção executada com confiança e eficácia.

Ver Fotos

Ver Vídeo

 

 


_

prog_ceri

Programa da Cerimónia do projecto comunitário de promoção da saúde da pessoa idosa: «Por favor, não caia»

 O «Por favor não caia» é um projecto comunitário de investigação no âmbito da promoção da Saúde desenvolvido nos Açores, em parceria pelo INATEL e o Pnf-Chi®. Decorreu entre Outubro de 2010 e Agosto de 2011 nos concelhos de Angra do Heroísmo (Terceira) e Santa Cruz da Graciosa (Graciosa). Foi desenvolvido em campo por uma equipa interdisciplinar de profissionais (Gestores, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Nutricionistas). Com os objectivos fundamentais de prevenir as quedas, manter a funcionalidade/independência da pessoa idosa e promover um envelhecimento saudável. Com mais de 1000 inscritos, destaca-se por ter sido o maior projecto deste cariz a ser implementado até à data junto da população idosa açoriana.

 

Entre os parceiros estratégicos deste projeto constaram: Secretaria Regional da Saúde dos Açores; Secretaria Regional do Trabalho e da Solidariedade Social dos Açores; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e de Santa Cruz da Graciosa; Escola Superior de Saúde do Alcoitão; Centros de Saúde de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Santa Cruz da Graciosa; Juntas de Freguesias, Casas do Povo e Núcleos de convívio para pessoas Idosas dos Concelhos de Angra do Heroísmo e Santa Cruz da Graciosa.

 

O INATEL e Pnf-Chi® vão realizar, dia 24 de Janeiro de 20112, pelas 14h00, a cerimónia oficial de encerramento da edição 2010/2011 e abertura da edição 2011/2012 do Projecto de intervenção comunitária intitulado «Por favor, não caia». A iniciativa decorrerá nos Açores, na Ilha Terceira, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

 

Marcando o início do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, esta cerimónia pretende ser um contributo para a reflexão e sensibilização sobre a temática, reforçadas pela apresentação de resultados concretos de um projecto inovador a nível internacional desenvolvido em território açoriano.

 

OBJETIVOS:

•   Apresentar os resultados obtidos e principais conhecimentos adquiridos;

•   Ilustrar as grandes tendências nacionais e internacionais ao nível da promoção de estilos de vida saudáveis e do envelhecimento bem-sucedido;

•   Evidenciar as características únicas do projeto (dimensões, recursos aplicados, métodos de intervenção), bem como o desafio marcado pela condição ultraperiférica dos Açores;

•   Contribuir positivamente para a divulgação nacional e internacional do potencial e massa criativa patentes no arquipélago.

VER PROGRAMA

 

É com enorme honra que anunciamos a presença de uma das maiores sumidades mundiais da área de conhecimento da Fisioterapia, a Senhora Prof.ª Doutora Marilyn Moffat (Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia - WCPT e Professora Associada da Universidade de Nova York), na cerimónia oficial de encerramento do projeto «Por favor não caia».

Breve Nota Biográfica da Prof.ª Doutota Marilyn Moffat

Após mais de 800 prelecções nos mais variados pontos do globo, a Prof.ª Doutora Marilyn Moffat apresentará no nosso evento a comunicação: "Combating the Major Life-style Related Health Issues Facing Us."

A presença da Prof.ª Doutora Marilyn Moffat  em muito enaltecerá e enriquecerá este evento. Acreditamos também ser uma prova do reconhecimento que boas incitativas no âmbito da promoção da saúde, levadas a cabo no nosso país, podem ter no panorama internacional. 

 

VER CONVITE

Inscrição

Entrada Gratuita, mas limitada à capacidade da sala.

Contato:

Para mais informações e confirmação de presença, contate a comissão organizadora para o endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mais informações:

Sobre o projecto «Por Favor Não Caia» AQUI

Sobre os parceiros e equipa técnica: AQUI

_


_

tv

Cerimónia do projecto comunitário de promoção da saúde da pessoa idosa: «Por favor, não caia» EM DIRECTO NA INTERNET

De forma a chegar mais longe e a mais participantes, o canal de vídeo do site Via Oceânica azoresglobal TV irá transmitir em direto a Cerimónia oficial de encerramento da edição 2010/2011 e abertura da edição 2011/2012 do Projecto de intervenção comunitária «Por favor, não caia». A plataforma de transmissão irá disponibilizar som e imagem do local do evento. Esta transmissão para o mundo via Web permitirá enriquecer o evento, amplificando o acesso a todos os interessados online que poderão assistir a partir de outros pontos de Portugal e do mundo.

 

PASSO a PASSO como aceder à transmissão em direto da Cerimónia oficial de encerramento da edição 2010/2011 e abertura da edição 2011/2012 do Projecto de intervenção comunitária «Por favor, não caia»

 

Dia: 24 Janeiro 2012

Hora: 14:00 - 18:00 (horário dos Açores)

Fuso Horário: UTC/GMT -1 Hora

 

1. Abra o seu navegador de internet

2. Digite na barra de endereço  http://tv.azoresglobal.com/

enderecoo

3. Clique Enter

4. Em seguida aparecerá a seguinte página, com a janela vídeo ao centro.

video

5. Na barra associada à janela vídeo clique em PLAY , ajuste o volume e opção de ecrã completo.

radio

 

Com o apoio da Via Oceânica

azores_globalviaocean

_

 


_

eurodissay__

Eurodisseia: A Região Açores publicou 2 Ofertas de Estágio 

“Physiotherapy, wellness and Thermalism”

LOCAL

Hotel do Caracol, Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores)

Por favor consulte www.eurodyssee.eu para analisar esta oferta.

 

LOCAL

Termas da Ferraria , Ginetes (Ilha de São Miguel, Açores)

Por favor consulte www.eurodyssee.eu para analisar esta oferta.

_

 


 

_

convite_assistir

 

Cerimónia do projecto comunitário de promoção da saúde da pessoa idosa: «Por favor, não caia»
O INATEL e Pnf-Chi® vão realizar, dia 24 de Janeiro de 20112, pelas 14h00, a cerimónia oficial de encerramento da edição 2010/2011 e abertura da edição 2011/2012 do Projecto de intervenção comunitária intitulado «Por favor, não caia», que visa a promoção da saúde da pessoa idosa. A iniciativa decorrerá nos Açores, na Ilha Terceira, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
Equipa interdisciplinar de profissionais
O «Por favor não caia» é um projecto comunitário de investigação no âmbito da promoção da Saúde desenvolvido nos Açores, em parceria pelo INATEL e o Pnf-Chi®. Decorreu entre Outubro de 2010 e Agosto de 2011 nos concelhos de Angra do Heroísmo (Terceira) e Santa Cruz da Graciosa (Graciosa). Foi desenvolvido em campo por uma equipa interdisciplinar de profissionais (Gestores, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Nutricionistas). Com os objectivos fundamentais de prevenir as quedas, manter a funcionalidade/independência da pessoa idosa e promover um envelhecimento saudável. Com mais de 1000 inscritos, destaca-se por ter sido o maior projecto deste cariz a ser implementado até à data junto da população idosa açoriana.
O evento contará com a presença da Profª Doutora Marilyn Moffat, presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), e respectivos representantes dos parceiros estratégicos do projecto.
Inscrição
Entrada Gratuita, mas limitada à capacidade da sala.
Contato:
Para mais informações e confirmação de presença, contate a comissão organizadora para o endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Mais informações:
Pode consultar mais informações sobre o projecto «Por Favor Não Caia» AQUI

Cerimónia do projecto comunitário de promoção da saúde da pessoa idosa: «Por favor, não caia» 

 

O INATEL e Pnf-Chi® vão realizar, dia 24 de Janeiro de 20112, pelas 14h00, a cerimónia oficial de encerramento da edição 2010/2011 e abertura da edição 2011/2012 do Projecto de intervenção comunitária intitulado «Por favor, não caia», que visa a promoção da saúde da pessoa idosa. A iniciativa decorrerá nos Açores, na Ilha Terceira, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.


Equipa interdisciplinar de profissionais 
O «Por favor não caia» é um projecto comunitário de investigação no âmbito da promoção da Saúde desenvolvido nos Açores, em parceria pelo INATEL e o Pnf-Chi®. Decorreu entre Outubro de 2010 e Agosto de 2011 nos concelhos de Angra do Heroísmo (Terceira) e Santa Cruz da Graciosa (Graciosa). Foi desenvolvido em campo por uma equipa interdisciplinar de profissionais (Gestores, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Nutricionistas). Com os objectivos fundamentais de prevenir as quedas, manter a funcionalidade/independência da pessoa idosa e promover um envelhecimento saudável. Com mais de 1000 inscritos, destaca-se por ter sido o maior projecto deste cariz a ser implementado até à data junto da população idosa açoriana.

O evento contará com a presença da Profª Doutora Marilyn Moffat, presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), e respetivos representantes dos parceiros estratégicos do projeto.

 

Inscrição: Entrada Gratuita, mas limitada à capacidade da sala.

 

+ INFO:

Para mais informações e confirmação de presença, contate a comissão organizadora para o endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pode consultar mais informações sobre o projecto «Por Favor Não Caia» AQUI
_

_
exercisse
_
+ INFO:
www.exerciseismedicine.org
Exercise is Medicine Brochure
Exercise is Medicine Fact Sheet